
Há 2 segredos no soufflé: (1) o cuidado a envolver as claras (não devem quebrar) e (2) a cozedura onde é importante não abrir o forno.
Ah...já me esquecia há também um 3º segredo... é que o soufflé é divinal!
Não há praticamente limites para o soufflé: doce ou "de cozinha" (assim são baptizados os soufflés salgados pela Larousse), aceitam vários sabores e acompanhados de uma boa salada fazem uma refeição light e deliciosa!
Sorte a minha - hoje foi ao jantar - a começar por uma sopa (de alface e legumes), seguido de um soufflé de peixe acompanhado de salada de alface e tomate e para finalizar um requeijão de Seia com compota de abóbora caseira e nozes.
Fica a promessa para a receita da compota num futuro Post :)
Ingredientes:
40 gr. Manteiga
40 gr. Farinha
4 dl. Leite (frio)
5 ovos
Appx. 250 gr. de Peixe
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Comece por fazer um bechamel - derreta a manteiga, junte a farinha e sempre a mexer vá juntando o leite a pouco e pouco em lume brando. Cuidado para não deixar ferver e não ficar com grumos.


Retire do lume e misture a base - neste caso utilizei uma mistura de peixe (sobras de garoupa, pargo e pescada), mas tal como já referido pode ser feito com outra base (ex. bacalhau, queijo, etc.). Tempere com sal, pimenta preta e noz-moscada.
Junte as 5 gemas à mistura e mexa bem.

Bata as claras em castelo e envolva as claras na mistura.

Existe uma forma típica de soufflé (taça com cerca de 20 cms. de diâmetro e cerca de 10 de altura - costumam ter na parede lateral exterior um efeito de "gomos". Eu utilizei um pirex oval normalíssimo que tb funciona - apenas deverá ter cuidado em não utilizar suportes demasiado baixos dado que o souflee cresce muito em altura.

Barre a taça com manteiga e peneire com farinha. Deite a mistura na taça e leve ao forno previamente aquecido a 200º durante 30 a 40 mins.
Conforme já referido, deve evitar-se abrir o forno, no entanto, caso o topo esteja a ficar demasiado cozido, há que abrir para pôr uma folha de alumínio por cima. No entanto apenas poderá ser necessário passados os primeiros 15 mins.
Nota: não esquecer que o papel de aluminio reflecte mais calor para o lado brilhante e liberta do lado mais baço. Portanto colocar muito rapidamente e com o lado baço voltado para cima.
O soufflé tem que ser acompanhado de uma boa salada e basta isso :-)
Alface temperada com azeite, vinagre balsâmico, pimenta rosa moída no momento (à mão), um pouco de pesto e sementes de sésamo.
Tomate temperado com azeite, vinâgre de sidra, sal, pimenta, dose generosa de orégãos e cebola crua.

Bon appétit!
Confeccionado por Mike Man
A culinária também é uma Arte...Porquê que os homens só fazem coisas difíceis?
ReplyDeleteParabéns e continuem.