
O magret é um peito de pato que se encontra com facilidade em qualquer supermercado, em vácuo ou congelado.
Conte com aproximadamente 250 gr. por pessoa.
Normalmente o peito é pouco espesso, possui bastante pele num dos lados e quando cozinhado liberta bastante gordura. A espessura do peito também tende a aumentar depois de cozinhado - o que até facilita "o corte" necessário para servir.
A gordura - apesar de abundante e pouco saudável - deve ser aproveitada por ser o que confere o sabor especial ao molho.
Ingredientes:
1 kg. de peitos de pato
4 laranjas
Vinagre de sidra
1 dl. Cointreau
Acúcar
Pimenta preta moída na altura
Sal
Arranje os peitos retirando alguma da gordura "a mais" e aparando as pontas.
Com uma faca afiada, Faça ligeiros cortes na parte da pele em forma de losangos.
Tempre com sal e pimenta.

Leve a lume forte numa frigideira ou tacho largo, sem acrescentar qq gordura, de forma a marcar os peitos (2/3 minutos de cada lado). Reserve a gordura libertada pela carne.
Retire para um pirex, com a parte da pele voltada para cima e leve ao forno a 200º graus entre 25 a 35 mins (consoante prefira mais mal ou bem passado).

Passe a gordura para uma caçarola e acrescente o sumo de 3 laranjas, 1 colher de sopa de vinagre, 2 colheres de sopa de açúcar e 1dl. de cointreau. Mexa frequentemente, sem deixar ferver até o molho engrossar (cerca de 20 mins.); quanto mais espesso pretender, mais tempo deve deixar apurar.

Retire o magret cortando em fatias de cerca de 1 cm. espessura.
Arranje o prato com as fatias de pato e com laranja ao natural, regue a carne com o molho e polvilhe com pimenta preta acabada de moer.
Sirva à mesa o restante molho para reforço a gosto.
Sugestão de acompanhamento:
- Grelos de nabo salteados em azeite e alho.

- Batatas pequenas no forno com ervas de provence e manteiga. Basta colocar as batatinhas num pirex, temperá-las com sal fino, acrescentar uns "nacos de manteiga" e polvilhar generosamente com as ervas. Leve ao forno 200º por pelo menos 30 mins.

Bon appétit!
Confeccionado por Mike Man
Nota: receita adptada da enciclopédia larousse.
O pato estava óptimo...há, porém, um ponto a assinalar: embora tivesse chegado para 4 adultos, teria sabido bem repetir. Assim, para a próxima, convem aumentar um bocadinho a quantidade.
ReplyDeletebeijo grande e que continuem estas experiências maravilhosas!
Ham, Mike Man!
ReplyDeleteO pato estava mesmo muito bom... A gordura do pato dá de facto um toque muito bom e muito suave ao molho, que por sua vez assenta que nem uma luva no magretsinho fatiado... Até parece que ainda o estou a comer...
Quando quiseres repetir, conta comigo!